Qual é o seu "valor de mercado"?
- Deborah P.
- 9 de jul.
- 4 min de leitura
Atualizado: 14 de jul.

Creator, entender o seu valor de mercado e adotar uma estratégia de precificação é crucial para o seu sucesso e sustentabilidade. Conhecer seu próprio valor é o primeiro passo para ser justamente remunerado.
Muitos pensam que o valor de um influenciador se resume apenas ao número de seguidores. Ledo engano. O número de seguidores tem sua importância mas é menos importante do que outros aspectos. Vamos destrinchar esse assunto um pouco mais nesse post.
Além dos Números: O Que Define o Valor de um Creator?
O verdadeiro valor de mercado de um creator é determinado por uma combinação de fatores, que incluem: alcance, engajamento, reputação, criatividade, qualidade do conteúdo, relevância e pelo seu potencial de impacto positivo nas vendas e/ou na imagem da marca.
Por exemplo: Se você tem milhões de seguidores, mas falha em alguns dos aspectos citados, seu valor de mercado diminui. Ou, se não tem milhões mas milhares de seguidores e é primoroso nos aspectos citados, seu valor de mercado aumenta. Isso significa que seu valor vai além do número de seguidores.
Entenda um pouco mais sobre cada elemento que, combinados, determinam seu valor de mercado:
Alcance: Enquanto um número grande de seguidores pode dar uma impressão inicial de popularidade e potencial da audiência, o alcance fornece uma visão muito mais precisa do impacto real do conteúdo. É o número único de pessoas que realmente viram uma publicação ou conteúdo. Ter muitos seguidores não garante que todos eles sejam ativos, engajados ou sequer reais. O alcance é uma métrica de visualização real, significa que a publicação atingiu pessoas ativas na plataforma e que existem.
Engajamento: O engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos) é um indicativo muito mais preciso da sua influência e da conexão genuína que você tem com sua comunidade do que o seu número de seguidores. Por exemplo, um compartilhamento de um seguidor para um não-seguidor do influenciador aumenta o alcance da postagem para pessoas fora da base de seguidores original, o que é muito valioso.
Relevância: A relevância é a capacidade de criar conteúdo que seja significativo e ressoante com um público-alvo específico. Sua autoridade e conhecimento em um determinado assunto também agregam muito valor. Um creator relevante tem mais oportunidades de monetização, seja por meio de parcerias, vendas diretas ou outras fontes de receita.
Qualidade do Conteúdo: Conteúdo visualmente atraente, bem editado, bem comunicado com narrativa envolvente e originalidade, é um diferencial que agrega valor.
Reputação: É a percepção coletiva que o público, outras marcas e até mesmo os pares do mercado têm sobre você. Ela é construída ao longo do tempo, baseada na consistência do conteúdo, na autenticidade, na credibilidade e na forma como o creator interage com sua audiência. É, em essência, a imagem e o prestígio que um creator conquista no ambiente digital. Marcas querem associar-se a creators com boa reputação e que evitam controvérsias, Uma reputação positiva é um ativo muito valioso. A reputação é a moeda de troca mais valiosa para um creator na economia digital. Ela não é apenas uma questão de imagem, mas sim um ativo estratégico que se traduz em maior engajamento, mais oportunidades de negócios e, consequentemente, um maior valor de mercado. É o reconhecimento do seu profissionalismo, autenticidade e impacto positivo na vida das pessoas.
Histórico de campanhas e resultados: Se você pode comprovar retornos positivos (vendas, leads, reconhecimento de marca, engajamento, etc) que já alcançou no passado, isso aumenta significativamente seu valor, pois comprova seu potencial de entregar resultados positivos. Ter um mídia kit com cases de sucesso é fundamental.
Metrificando: podemos considerar que um bom alcance em relação ao número de seguidores, combinado com uma alta taxa de engajamento, indica que o conteúdo é relevante e ressoa com a audiência. Isso é um sinal para o mercado de que o influenciador tem um público atento e participativo, o que aumenta consideravelmente o valor de mercado do creator.
Algumas estratégias de precificação
Não existe uma tabela única de preços para influenciadores, mas você pode usar algumas abordagens e ferramentas para chegar a um valor justo e competitivo. Confira abaixo:
1) Precificação por Projeto/Pacote: Em vez de cobrar por post, ofereça pacotes de conteúdo (ex: 3 stories + 1 reel + 1 post). Isso simplifica a negociação e pode ser mais vantajoso para a marca e para você. Inclua o tempo de planejamento, criação, edição e revisão.
2) Pesquisa de Mercado e Benchmarking: Converse com outros creators (se possível), pesquise tabelas de agências de influenciadores e observe o que profissionais com características semelhantes às suas estão cobrando. Isso te dá uma base para não subestimar nem superestimar seu preço.
3) Custo por Mil Impressões (CPM) ou Custo por Engajamento (CPE):
CPM: Embora mais usado em mídia paga, pode ser adaptado. Calcule um valor base por cada mil visualizações ou impressões que seu conteúdo provavelmente gerará.
CPE: Avalie quanto você cobra por cada engajamento (comentário, curtida, etc.). Isso valoriza a qualidade da sua audiência. Exemplo simplificado: Se você tem um engajamento médio de 5% em posts que atingem 10.000 pessoas, significa 500 engajamentos. Você pode cobrar X por engajamento.
4) Adicione Valor Agregado: Ofereça extras: direito de uso do conteúdo por um período, consultoria sobre o briefing, relatórios detalhados de performance, participação em eventos da marca. Cada "extra" pode ter um custo adicional.
5) Negociação: Sempre esteja aberto à negociação. Tenha uma margem para flexibilizar, mas saiba o seu "preço mínimo aceitável". Lembre-se que um "não" pode ser o prelúdio de um "sim" melhor no futuro.
6) Agências: Agências de marketing como a Futura Agência, podem ajudar a te precificar e conectar com marcas. Elas geralmente ficam com uma porcentagem do preço, mas podem trazer volume e segurança para sua carreira online.
Conclusão:
Ao precificar, você não está cobrando apenas pelo tempo de uma publicação; você está cobrando pelo acesso à sua audiência construída com anos de dedicação, pela sua credibilidade, pela sua capacidade criativa, pelo potencial de impacto nas vendas e na imagem da marca e todos os fatores já mencionados neste post. Seja transparente sobre o que está incluído no seu preço, apresente seus resultados e mostre o valor que você pode agregar.
E você, como tem precificado seu trabalho? Compartilhe suas experiências e dicas nos comentários!
Entre em contato com a Futura Agência e entenda como podemos te ajudar nesse processo!
Comentários